quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto “Sacola Viajante”



Escola de Educação Infantil Maria Aucilene Calixto

Equipe Gestora
Gestor: Allex Sandro de Souza Bispo
Coordenadora Administrativa: Elissandra Bandeira Coelho
Coordenadora de Ensino: Josefina Mendonça dos Santos
Coordenadoras Pedagógicas: Marluce Leite Mâncio Moura
Maria das Graças da S. Melo

Justificativa:

• Enfocar a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro. Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, a criança passa a interagir com as histórias, acrescentam detalhes, personagens ou lembra fatos que passaram despercebidos pelo professor. A literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, que são elementos necessários à formação da criança de nossa sociedade atual. Dessa forma as crianças, vão conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro, imite sons e faz gestos como se estivessem lendo.

• Objetivo Geral:

O contato e manuseio de diferentes materiais escritos são importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato forem com a participação dos pais ou alguém da família, pois os desenhos maravilhosos e os enredos instigantes que se encontram explícitos nos livros são como uma chamada, um convite que fascina a criança proporcionando-lhe um imenso prazer e interesse para o desenvolvimento da livre expressão, não só na escola, mas principalmente em casa.

• Objetivos Específicos:
 O apoio dos pais é imprescindível para que essa proposta atinja as metas desejadas.
 A integração família escola no incentivo e gosto pela leitura desde a educação infantil
 Resgatar o trabalho com clássicos infantis, permitindo a integração dos conhecimentos que as crianças já trazem de suas casas, com as disciplina básicas e com os temas transversais, permitindo assim formar uma verdadeira consciência de valores.
 Amplia a visão do mundo e inserir a criança na cultura letrada
 Possibilitar a vivencia de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
 Possibilitar imagens e construírem historia a partir delas.

Procedimentos:
 Confeccionar a duas sacolas viajantes para cada turma, uma para as meninas e outra para os meninos.
 A cada dia da semana, uma criança é sorteada para levar para casa com o livro.
 Os pais da criança sorteada deverão ler a historia e no dia seguinte enviar a sacola de volta com o livro.
 Após a leitura desse livro, a criança deverá fazer o reconto em sala de aula para os colegas.

Recursos:
 Mala Viajante;
 Livro.


Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma continua através de observação do processo de construção da linguagem pelas crianças, levando em consideração a demonstração de interesse, satisfação e motivação deste para com o processo. Perceber se a criança foi capaz de representar diferentes figuras e objetos, assim como usar a memória como recurso para os trabalhos. O mais importante é a demonstração de satisfação ao realizar trabalho. Bem como o seu interesse, motivação e capacidade de observação.

Escola de Educação Infantil Maria Aucilene Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário