Parceiros:
Secretaria Luciene
Calixto - SEME
Narcélio Bayma
- gerente da SEAPROF
Jesus Sergio
de Menezes - Empresário
PROJETO
HORTA
Público
Alvo:
Destinado
a alunos de Educação Infantil da Escola Municipal Maria Aucilene Calixto Alves.
Duração:
O
projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora
ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a
horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao
projeto.
Objetivo
Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida
depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos
Específicos:
Ø Despertar
o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
Ø Dar
oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como
alimentos;
Ø Conscientizar
da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
Ø Degustação
do alimento semeado, cultivado e colhido;
Ø Criar,
na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Ø Estimular
os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
Ø Contextualizar
os conteúdos aos problemas da vida urbana;
Ø Construir
a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da
vida em nosso planeta.
Avaliação:
Observação
periódica do interesse das crianças.
Justificativa:
Um
número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante
papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar:
cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações
humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o
mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de
responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos
ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste
contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento
educativo.
O
contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas
de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como
mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos,
espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício
da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação
de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências
podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e
aprendizado para todas as idades.
Hortas
escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador,
podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada
e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza
de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um
pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos
formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos
reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos
aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios!
Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência,
os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação,
da renovação”.
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